Fale conosco pelo WhatsApp

Andrologia

A andrologia é uma subespecialidade médica da urologia na qual o foco é diagnosticar e tratar os aspectos anatômicos, biológicos e urológicos do fator sexual masculino. O andrologista, portanto, é o profissional mais indicado para tratar a saúde sexual e reprodutiva do homem, na infância, puberdade, vida adulta e terceira idade.

No Brasil, o hábito de cuidar regularmente da saúde não é tão enraizado na população masculina quanto na feminina. Uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) mostrou que mais da metade dos homens com idade superior a 35 anos nunca se consultou com um médico especializado em andrologia.

Esses dados revelam a importância de conscientizar a população masculina sobre a necessidade de incluir o andrologista no rol de cuidados da saúde do homem. Dessa forma, é possível identificar doenças com antecedência e aumentar consideravelmente as chances de sucesso no tratamento.

Além de tratar os distúrbios masculinos da vida adulta, o andrologista também estuda de que maneira as doenças que surgem durante o desenvolvimento infantil podem impactar no potencial fértil do homem adulto.

Entenda mais sobre a andrologia e quais doenças são tratadas nesta especialidade médica.

O médico que cuida da saúde do homem lida especificamente com as funções reprodutivas e sexuais dessa população. Sendo assim, as condições que o médico especializado em andrologia pode diagnosticar e tratar são:

  • Infertilidade masculina;
  • Disfunções ejaculatórias;
  • Disfunção erétil;
  • Varicocele;
  • Queda de libido;
  • Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs);
  • Alterações hormonais;
  • Aborto de repetição (defeitos no espermatozoide podem levar a abortos);
  • Alterações seminais (por exemplo, azoospermia);
  • Câncer e outras alterações do aparelho reprodutor masculino.

Das condições citadas acima, a infertilidade é uma das que merecem atenção especial. Isso porque é comum os casais concentrarem a investigação e os tratamentos de infertilidade somente na mulher, sendo que os homens também podem ser responsáveis pelo não alcance da gestação.

De acordo com dados científicos, na América Latina, os fatores masculinos de infertilidade, são responsáveis por 52% dos problemas relacionados à fertilidade conjugal. Sendo assim, é essencial que seja realizado um tratamento minucioso e de qualidade voltado especificamente para o homem.

As indicações para se consultar com um médico andrologista são muitas. Desde indivíduos pré-púberes, acompanhamento da saúde do adolescente e até indivíduos da terceira idade. É importante que o homem visite o andrologista anualmente, em consultas de rotinas, de forma preventiva.

A falta de acompanhamento especializado pode resultar na complicação de condições pré-existentes, como a varicocele, impactando negativamente na capacidade reprodutiva do homem.

Em primeiro lugar, o andrologista avaliará o relato e o histórico do paciente para determinar qual é o melhor protocolo médico para cada caso. Neste momento, é importante que o paciente seja franco com o profissional e compartilhe os sintomas ou dúvidas que o fizeram marcar a consulta, bem como o uso prévio e atual de medicamentos específicos, para que o andrologista consiga agir com mais efetividade na avaliação e no tratamento.

Dessa forma, o profissional seguirá sua análise realizando e solicitando outros testes, como:

  • Exame físico do paciente, incluindo diagnóstico de varicocele;
  • Avaliação laboratorial (exames de sangue);
  • Análise seminal e testes de função espermática;
  • Exames de imagem.

O tratamento indicado pelo andrologista dependerá da complexidade de cada caso. É possível dividir as formas de tratamento da seguinte maneira:

Tratamento clínico

O tratamento clínico tem como objetivo melhorar a qualidade da saúde do indivíduo como um todo. As terapias interdisciplinares e especializadas podem incluir reposição de antioxidantes, hormonais e antibióticos em casos de infecção, além de mudanças de hábitos e estilo de vida.

Tratamento cirúrgico

Os principais tratamentos cirúrgicos realizados por um andrologista são:

  • Reversão de vasectomia;
  • Correção microcirúrgica da varicocele;
  • Biópsias de testículo;
  • Reconstruções microcirúrgicas complexas;
  • Extração de espermatozoides testiculares por microdissecção.

O médico especialista em andrologia é o profissional que proporcionará mais saúde e qualidade de vida para o homem. Por isso, ao selecionar uma clínica especializada na saúde masculina é essencial escolher aquela que oferece o melhor atendimento possível ao paciente. Na Clínica do Dr. Jorge Hallak o indivíduo recebe um atendimento personalizado do médico que é pioneiro na saúde do homem no Brasil. Caso queira agendar uma consulta basta entrar em contato conosco.