Fale conosco pelo WhatsApp

Novembro Azul: Como nasceu o movimento?

Por:

Quando acaba o mês de outubro, já podemos esperar pela cor azul e o clássico bigodinho. É o Novembro Azul. Mas você sabe o que essa campanha representa e como ela começou?  

O que é o Novembro Azul? 

É uma campanha de conscientização voltada para os homens e a saúde masculina, especialmente em relação ao câncer de próstata.  

 

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata é o segundo mais comuns entre homens no Brasil, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. São cerca de 70 mil novos casos por ano. A boa notícia é que, se descoberto precocemente, têem 90% de chance de cura. Porém, como é uma doença silenciosa, os exames preventivos são extremamente importantes. E é aqui que começa a história do Novembro Azul.  

 

Como tudo começou 

O movimento nasceu em Melbourne, na Austrália, em 2003. Os amigos Travis Garone e Luke Slattery, começaram a se perguntar se ficariam bem de bigode. Nessa época, a mãe de um colega de Travis e Luke levantava fundos para o combate ao câncer de mama. Essa iniciativa inspirou a dupla de amigos, que decidiu associar o bigode com a conscientização sobre a saúde masculina.  

Como o Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata é comemorado em 17 de novembro, eles escolheram esse mês para deixar o bigode crescer. A ideia era levantar fundos para o combate à doença: eles convidaram amigos que deveriam deixar seus bigodes crescer, e doar 10 dólares cada para a causa. Naquele ano, 30 amigos toparam e a história começou a se espalhar. Eles perceberam que os bigodões chamavam atenção e muita gente puxava assunto sobre isso. Era uma ótima maneira de começar a conversa sobre a prevenção do câncer de próstata.  

 

No ano seguinte, surgiu a Movember Foundation. O nome veio da junção das palavras moustache (“bigode” em inglês), e November. A organização tinha como objetivo arrecadar fundos para o combate ao câncer de próstata. A iniciativa cresceu, se espalhou por diversos países, e gerou milhões de dólares para a causa – e muitos bigodudos pelo mundo.  

  

Movember no Brasil 

O movimento chegou no Brasil em 2008, trazido pelo Instituto Lado a Lado pela Vida e pela Sociedade Brasileira de Urologia. Aqui, ele foi batizado de Novembro Azul, cor que simboliza a luta contra o câncer de próstata.  

Para quebrar o tabu sobre o exame do toque retal, a primeira campanha ganhou o slogan “Um Toque, Um Drible”, com o objetivo de derrubar o preconceito e incentivar os homens a se consultarem e fazerem o exame quando necessário.  

A partir daí, novembro tornou-se o mês da conscientização sobre a saúde masculina, e, em todo o país, são promovidos eventos, palestras e diversas ações de prevenção.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *