Novembro Azul: Tudo o que você precisa saber sobre câncer de próstata

Desde 2008, a campanha #NovembroAzul busca conscientizar homens sobre a saúde masculina e o câncer de próstata. No entanto, ainda existe muita desinformação e preconceito em torno da doença, do exame de diagnóstico e do tratamento. Por isso, listamos tudo o que você precisa conhecer sobre o câncer de próstata para manter-se informado e principalmente, prevenido.

O que é a próstata?

A próstata é uma glândula presente apenas no homem, responsável pela produção e armazenamento de parte do líquido seminal. Esse líquido, juntamente com os espermatozoides e secreções de outras glândulas acessórias, compõe o sêmen. Ela é um órgão pequeno, do tamanho de uma noz, situado logo abaixo da bexiga e à frente do reto.

O que é o câncer de próstata?

O câncer de próstata ocorre quando as células do órgão se multiplicam desordenadamente, formando um tumor

Esse é o sexto tipo de câncer mais comum no mundo. No Brasil, é o segundo entre homens: são cerca de 70 mil novos casos por ano.

Grupo de risco

Mais do que qualquer outro tipo, o câncer de próstata é considerado um câncer de terceira idade, pois é mais comum entre homens acima dos 50 anos. Estudos apontam que homens negros têm maior risco de desenvolver a doença.

Outros fatores de risco são o sedentarismo, excesso de peso, fatores hormonais, hábitos alimentares, como dietas ricas em gorduras e o histórico familiar da doença.

Sintomas

Um dos maiores perigos do câncer de próstata é o fato de ser uma doença silenciosa: a maioria dos casos cresce lentamente, sem apresentar sintomas. Por isso, os exames de rotina são essenciais para o diagnóstico da doença nos estágios iniciais.

Em casos mais avançados, os sintomas podem envolver:

• Dificuldade para urinar;
  • Necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou a noite;
  • Presença de sangue na urina.

Em em casos mais avançados da doença, em que já houve disseminação para outros locais (as chamadas metástases), é que podem ocorrer sintomas mais alarmantes, como dor óssea e insuficiência renal.

Diagnóstico

Os casos de câncer de próstata descobertos precocemente têm cerca de 90% de chance de cura. No entanto, devido à ausência de sintomas no estágio inicial da doença, a melhor prevenção é a realização de exames de rotina.

O câncer de próstata pode ser detectado no exame clínico de toque retal, e no exame laboratorial, o PSA. O PSA mede os níveis do antígeno prostático específico, que é produzido pela próstata em resposta a alterações no órgão.

Câncer de próstata e vida sexual

Um dos tabus em torno do câncer de próstata é de que a doença acaba com a vida sexual do paciente. De fato, a disfunção erétil e a incontinência urinária são problemas que podem acontecer, sejam eles derivados da doença ou do tratamento através da cirurgia.

No entanto, tais problemas variam de caso a caso: se o paciente já apresentava algum problema anterior à cirurgia, se ele possui diabetes, colesterol elevado, ou se é fumante. A possibilidade é real, mas existem técnicas cirúrgicas avançadas e tratamentos específicos para lidar com tais problemas, que podem ser reversíveis.

O câncer de próstata é uma doença que afeta muitos e pode ser letal, mas os cuidados rotineiros e a informação sobre o assunto podem salvar muitas vidas. E você, fez seus exames de rotina recentemente?