Fale conosco pelo WhatsApp

O que é Espermograma?

Médico com material coletado para realização do espermograma
Por:

O espermograma é um exame que avalia a capacidade dos testículos em produzir espermatozoides. A análise seminal — como o procedimento também é chamado — é considerada básica, porém oferece dados importantes sobre a quantidade, a forma e a motilidade dos espermatozoides. Além disso, a avaliação do líquido seminal pode fornecer informações importantes sobre a funcionalidade de órgãos do sistema reprodutivo masculino, como epidídimos, próstata e vesículas seminais.

Os resultados do espermograma são utilizados na investigação de diversas doenças reprodutivas masculinas, uma vez que a redução na qualidade do sêmen tem sido cada vez maior com o passar do tempo. Segundo o estudo “How Environmental and Air Pollution Disrupt Spermatogenesis and Male Reproductive Health: A Mechanistic Approach”, elaborado pelo Dr. Jorge Hallak, a qualidade seminal caiu 42% em cinco décadas — considerando uma série de pesquisas realizadas entre 1938 e 1991.

Com a redução na qualidade do sêmen, entre outros fatores que impactam a saúde masculina, é importante que o homem faça a análise seminal regularmente para acompanhar o funcionamento dos testículos com um andrologista. Saiba mais sobre o assunto com informações cedidas pelo urologista Dr. Jorge Hallak, especializado em urologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).

Como se faz a coleta do espermograma?

As etapas que compõem a coleta do espermograma foram estabelecidas conforme as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS 2010).

A primeira etapa da análise seminal é a coleta do sêmen, que deve ser realizada por meio de masturbação. A amostra deve ser colocada em um frasco de plástico estéril atóxico. Para a coleta do exame, o paciente deve realizar abstinência ejaculatória de 2 a 7 dias.

É recomendado realizar, no mínimo, duas coletas por conta da variação natural entre as amostras do mesmo indivíduo. O intervalo entre cada amostra deve ser de 10 a 15 dias. As amostras devem ser protegidas de temperaturas extremas no seu transporte para o laboratório, ou seja, não podem ser expostas a ambientes com menos de 20° ou mais de 36,6°C.

É importante que o consultório clínico no qual a coleta é realizada seja próximo do laboratório responsável pela análise. Isso porque a motilidade dos espermatozoides declina com o tempo, portanto, a amostra coletada para o espermograma deve ser entregue dentro de 1 hora para não comprometer a análise.

Quando a análise seminal é indicada?

O espermograma pode ser utilizado para iniciar a investigação diagnóstica de várias condições ligadas a saúde reprodutiva do paciente. A análise seminal é indicada nos seguintes casos:

É importante salientar que a investigação diagnóstica dessas condições deve ser complementada com exames mais específicos. Essas análises são solicitadas pelo médico andrologista de acordo com cada caso.

A realização periódica do espermograma é essencial para a manutenção da saúde do homem. Para obter resultados ainda mais precisos, é fundamental levar a amostra coletada para um laboratório especializado em testes no sêmen. Caso queira saber mais sobre o assunto, entre em contato e agende uma consulta com um de nossos médicos.CTA para agendamento de consulta

Fontes:

Clínica Dr. Jorge Hallak;

Sociedade Brasileira de Urologia (SBU);

American Society for Reproductive Medicine (ASRM).