Fale conosco pelo WhatsApp

O Verão e os Cuidados com a Saúde Masculina

Por:

Festas de fim de ano, viagem, praia, férias… Sim, é o verão se aproximando! A estação mais aguardada do ano é o momento perfeito para relaxar e aproveitar o calor. Mas isso não significa relaxar nos cuidados com a saúde! 

Por gerações, o preconceito impediu que muitos homens se atentassem à sua saúde e tomassem cuidados essenciais. Mas essa época do ano inspira mais atenção: a imunidade baixa e os excessos na alimentação podem transformar pequenos incômodos em problemas graves. Saiba como se prevenir e aproveitar o verão com todos os cuidados necessários. 

Higiene íntima

Passar o dia inteiro na praia ou na piscina e em roupas de banho pode parecer um sonho para você, mas pode ser um verdadeiro pesadelo para a sua pele. O aumento da temperatura, a produção excessiva de suor e o contato com tecidos sintéticos, quando combinados, podem resultar no surgimento de dermatites alérgicas e micoses, causando vermelhidão e coceira na região da virilha e no pênis. 

Para evitar esse tipo de problema, é necessário garantir a limpeza da área genital durante o banho e, sempre que possível, manter a região seca. Ou seja, nada de passar o dia todo com a sunga molhada! A depilação genital também pode ajudar no cuidado. Uma depilação completa aumenta as chances de uma inflamação na pele, mas aparar os pelos diminui o suor e os germes que podem se instalar na região. 

Cuidados com a pele

Pode não parecer, mas a pele do rosto masculina é bastante frágil. Os níveis de testosterona e a dilatação dos poros que compõem os pelos da barba tornam o rosto dos homens mais oleoso. E além de produzir mais suor, ela também é mais suscetível ao envelhecimento do que a pele das mulheres, por possuir menos antioxidantes naturais. Isso significa que os cuidados com a pele do rosto masculina, que são importantes durante todo o ano, se tornam indispensáveis no verão. 

A estação traz o aumento da incidência dos raios ultravioletas, e a pele fica ainda mais vulnerável a queimaduras, manchas, envelhecimento, e ao risco de desenvolver um câncer de pele. Por isso, o protetor solar com FPS 30 ou superior é essencial. No caso da praia ou da piscina, não esqueça de reforçar a proteção sempre que mergulhar ou transpirar. 

Outro problema durante a estação é o ressecamento da pele. Uma boa dica é investir em hidratantes faciais específicos para o seu tipo de pele, e em um protetor labial, especialmente após a exposição solar. Eles evitarão que sua pele fique ressecada e seus lábios fiquem rachados. 

Cuidado com o que consome 

Muita carne, arroz, farofa, rabanada… As ceias de Natal e Reveillón são sempre apetitosas, mas repletas de açúcar e gordura. É normal, durante essa época do ano, exagerar na comida e na bebida, mas o calor intenso do verão exige cuidados redobrados. 

Uma dieta baseada em alimentos leves ajuda o corpo a manter todos os nutrientes necessários e a evitar problemas como a intoxicação alimentar. Também é necessário se atentar à quantidade de líquidos ingeridos. Abuse da água, chás, água de coco e sucos naturais, para evitar a desidratação. 

Dá sim para curtir a estação com todas as coisas boas que ela traz, e ainda manter hábitos e cuidados saudáveis. Só assim é possível garantir sua saúde de verão a verão. Aproveite! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *