Embora muitas pessoas entendam que o médico do homem é o urologista, este especialista trata de doenças que acometem o sistema urinário tanto de homens como de mulheres. Assim como o ginecologista cuida especificamente da saúde da mulher, o andrologista é o profissional que se dedica a cuidar exclusivamente do sistema reprodutivo masculino, zelando pela saúde global do homem.
O indivíduo pode e deve iniciar um acompanhamento junto ao médico do homem quando ainda é adolescente, idade em que ocorrem muitas mudanças hormonais e que geram dúvidas e problemas típicos masculinos. O acompanhamento deve continuar ao longo da idade adulta e até mesmo ao alcançar a velhice.
Médico do homem: diferença do urologista e andrologista
O urologista trata de diversas doenças que acometem o sistema urinário de homens e mulheres, sendo as mais comuns:
- Cálculos renais;
- Infecções urinárias (uretrite, cistite e pielonefrite);
- Incontinência urinária;
- Tumores benignos ou malignos do trato urinário;
- Entre outras.
O andrologista, por sua vez, trata de condições da esfera reprodutiva masculina. Entenda melhor a seguir como funciona esta área da medicina que se dedica aos cuidados com os homens.
O urologista estuda mais de 10 anos para diagnosticar doenças do trato urinário masculino e feminino, que inclui enfermidades que acometem a uretra, bexiga, ureteres e rins. Sua formação em medicina contempla ainda a cirurgia e os cuidados relativos ao sistema reprodutor masculino, o que justifica muitas pessoas chamarem este especialista de médico do homem.
O urologista auxilia ainda no tratamento de doenças que acometem a próstata, testículos, pênis, vesículas seminais, ductos deferentes e o epidídimo.
Já a andrologia é uma subespecialidade da urologia e tem como principal finalidade cuidar de disfunções sexuais e reprodutivas do homem. O andrologista colabora na detecção das seguintes doenças:
- Infertilidade;
- Disfunção erétil;
- Distúrbios hormonais;
- Azoospermia;
- Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs);
- Varicocele;
- Hipogonadismo (popularmente conhecido como andropausa);
- Distúrbios de ejaculação;
- Diminuição da libido;
- Câncer de testículo.
Preconceito acerca dos cuidados com a saúde do homem
Infelizmente, por preconceito ou desinformação, muitos desconhecem o médico do homem e quase não procuram ajuda especializada. Entretanto, conforme citado, o ideal é que eles sejam acompanhados pelo andrologista desde a adolescência e ao longo de toda sua vida.
Homens com casos de câncer de próstata e outras doenças hereditárias na família devem ter ainda mais atenção à sua saúde.
Situações que levam a procurar pelo médico andrologista
Diversas situações colaboram para que o paciente procure o médico do homem para atendimento. A mais comum é a dor nos testículos, sendo que a condição pode ser originada de um incidente (batida na região) e até a casos mais graves, como o desenvolvimento do câncer dos testículos.
Outra indicação para procurar atendimento junto a um urologista ou andrologista é quando é percebido incômodo ao urinar, dor e presença de sangue na urina. Esses são indicativos de inflamações e infecções que devem ser combatidas com o uso de antibióticos.
Indivíduos que apresentam problemas de infertilidade e possuem diagnóstico de doenças como varicocele também têm recomendação de procurar o andrologista.
Onde encontrar um médico para homens?
Profissionais especializados nas áreas de urologia e andrologia podem ser encontrados na Clínica Dr. Jorge Hallak, considerado um dos pioneiros em saúde do homem e autor de diversos artigos publicados em revistas científicas internacionais com seletiva política editorial.
Para ter acesso a um atendimento especializado e multidisciplinar (com outras especialidades médicas), agende uma consulta com o médico do homem, Dr. Jorge Hallak.
Fonte:
Sociedade Brasileira de Urologia (SBU);
Ministério da Saúde por meio da Agência Saúde;
Secretária de Saúde do Distrito Federal;
Clínica de Urologia, Andrologia e Reprodução Humana do Dr. Jorge Hallak