Fale conosco pelo WhatsApp

Qual Médico que cuida da Saúde do Homem?

Paciente conversa com médico do homem sobre incômodo
Por:

Embora muitas pessoas entendam que o médico do homem é o urologista, este especialista trata de doenças que acometem o sistema urinário tanto de homens como de mulheres. Assim como o ginecologista cuida especificamente da saúde da mulher, o andrologista é o profissional que se dedica a cuidar exclusivamente do sistema reprodutivo masculino, zelando pela saúde global do homem.

O indivíduo pode e deve iniciar um acompanhamento junto ao médico do homem quando ainda é adolescente, idade em que ocorrem muitas mudanças hormonais e que geram dúvidas e problemas típicos masculinos. O acompanhamento deve continuar ao longo da idade adulta e até mesmo ao alcançar a velhice.

Médico do homem: diferença do urologista e andrologista

O urologista trata de diversas doenças que acometem o sistema urinário de homens e mulheres, sendo as mais comuns:

  • Cálculos renais;
  • Infecções urinárias (uretrite, cistite e pielonefrite);
  • Incontinência urinária;
  • Tumores benignos ou malignos do trato urinário;
  • Entre outras.

O andrologista, por sua vez, trata de condições da esfera reprodutiva masculina. Entenda melhor a seguir como funciona esta área da medicina que se dedica aos cuidados com os homens.

O urologista estuda mais de 10 anos para diagnosticar doenças do trato urinário masculino e feminino, que inclui enfermidades que acometem a uretra, bexiga, ureteres e rins. Sua formação em medicina contempla ainda a cirurgia e os cuidados relativos ao sistema reprodutor masculino, o que justifica muitas pessoas chamarem este especialista de médico do homem.

O urologista auxilia ainda no tratamento de doenças que acometem a próstata, testículos, pênis, vesículas seminais, ductos deferentes e o epidídimo.

Já a andrologia é uma subespecialidade da urologia e tem como principal finalidade cuidar de disfunções sexuais e reprodutivas do homem. O andrologista colabora na detecção das seguintes doenças:

Preconceito acerca dos cuidados com a saúde do homem

Infelizmente, por preconceito ou desinformação, muitos desconhecem o médico do homem e quase não procuram ajuda especializada. Entretanto, conforme citado, o ideal é que eles sejam acompanhados pelo andrologista desde a adolescência e ao longo de toda sua vida.

Homens com casos de câncer de próstata e outras doenças hereditárias na família devem ter ainda mais atenção à sua saúde.

Situações que levam a procurar pelo médico andrologista

Diversas situações colaboram para que o paciente procure o médico do homem para atendimento. A mais comum é a dor nos testículos, sendo que a condição pode ser originada de um incidente (batida na região) e até a casos mais graves, como o desenvolvimento do câncer dos testículos.

Outra indicação para procurar atendimento junto a um urologista ou andrologista é quando é percebido incômodo ao urinar, dor e presença de sangue na urina. Esses são indicativos de inflamações e infecções que devem ser combatidas com o uso de antibióticos.

Indivíduos que apresentam problemas de infertilidade e possuem diagnóstico de doenças como varicocele também têm recomendação de procurar o andrologista.

Onde encontrar um médico para homens?

Profissionais especializados nas áreas de urologia e andrologia podem ser encontrados na Clínica Dr. Jorge Hallak, considerado um dos pioneiros em saúde do homem e autor de diversos artigos publicados em revistas científicas internacionais com seletiva política editorial.

Para ter acesso a um atendimento especializado e multidisciplinar (com outras especialidades médicas), agende uma consulta com o médico do homem, Dr. Jorge Hallak.

Fonte:

Sociedade Brasileira de Urologia (SBU);

Ministério da Saúde por meio da Agência Saúde;

Secretária de Saúde do Distrito Federal;

Clínica de Urologia, Andrologia e Reprodução Humana do Dr. Jorge Hallak