Fale conosco pelo WhatsApp

Quando devo fazer o espermograma?

Coleta de material para realização do espermograma
Por:

O espermograma é um exame realizado para avaliar a quantidade de espermatozoides presentes no sêmen, a motilidade e a morfologia (forma) deles. Trata-se de uma análise simples, mas muito importante para homens que planejam ou tentam engravidar suas parceiras ou para aqueles que possuem algum problema que possa interferir em seu sistema reprodutor.

Quando é recomendado realizar o espermograma?

O espermograma geralmente é solicitado por diversas razões. O médico pode pedi-lo para:

  • Verificar a presença de espermatozoides no sêmen;
  • Avaliar a quantidade de espermatozoides no sêmen;
  • Avaliar a motilidade (velocidade) em que os espermatozoides se movem;
  • Avaliar a morfologia (forma) dos espermatozoides;
  • Suspeitar de possível infeccção de acordo com algumas alterações presentes na análise.

Para homens que apresentam infertilidade, o espermograma é o exame básico para iniciar a investigação do fator causador do problema. Junto com ele, o médico deve solicitar outros testes, que incuem: exames de sangue para dosagem de hormônios,  , exames de imagem, exames de genética, entre outros.

O espermograma e os testes de função espermática constituem uma base muito sólida para o médico iniciar o tratamento de infertilidade correto para o casal, baseado em informações sobre a fisiologia dos espermatozoides de cada homem.

Como o espermograma ou análise seminal é realizada?

O espermograma é realizado em laboratório, a partir de uma amostra de sêmen colhida por automasturbação pelo paciente.

A coleta do sêmen deve ser repetida duas vezes, em um espaço de 15 dias entre cada uma. A repetição do exame é necessária porque existem vários fatores — tanto físicos quanto psicológicos — que podem interferir diretamente na qualidade do material coletado. O material é analisado macro e microscopicamente, de modo que a equipe do laboratório possa identificar e obter informações sobre a quantidade, morfologia e motilidade dos espermatozoides.

Antes do procedimento, é importante que o paciente mantenha a abstinência ejaculatória de dois a sete dias. Isso é necessário porque qualquer forma de ejaculação pode interferir nos resultados obtidos na análise seminal.

Apesar da maioria dos homens sentirem vergonha de fazer o espermograma, é importante que eles se comprometam com o procedimento, sobretudo no que diz respeito à abstinência sexual. É por meio da avaliação médica minuciosa que o paciente obtém mais informações acerca do seu potencial fértil e pode, posteriormente, buscar o melhor tratamento possível para a infertilidade conjugal ou outros problemas.

Para saber mais sobre o espermograma, entender mais detalhadamente a importância deste exame e descobrir se esta avaliação é necessária para você, entre em contato com o Laboratório Androscience.

Fontes:

Portal da Urologia;

Sociedade Brasileira de Urologia.