Fale conosco pelo WhatsApp

Quando procurar um Especialista em Urologia?

Imagem ilustrativa de um especialista em urologia
Por:

O especialista em urologia é o médico que cuida do aparelho urinário de homens e mulheres. No caso dos homens, esse profissional também é responsável por tratar os órgãos reprodutores masculinos.

Para se tornar um especialista em urologia, o médico deve dedicar 11 anos de estudo, abrangendo a formação em medicina e as residências médicas em cirurgia geral e urologia. Por conta de seu amplo conhecimento, o médico especializado em urologia é capaz de tratar problemas na bexiga, próstata, testículos, uretra, rins, adrenais, epidídimos, ureteres e pênis.

Quando ir ao médico especializado em urologia?

O profissional especialista em urologia deve ser procurado quando o paciente apresenta qualquer sintoma ligado ao sistema urinário, tais como dor nos rins ou dificuldade para urinar. Os homens, por sua vez, devem se consultar com esse médico com mais frequência.

O ideal é que os homens façam sua primeira consulta com um urologista a partir dos 13 anos. Isso porque é nessa idade que os órgãos genitais masculinos começam a se desenvolver, permitindo que o médico especializado em urologia possa acompanhar esse processo de perto.

Além de auxiliar no diagnóstico precoce de doenças envolvendo os órgãos reprodutores masculinos, o urologista também pode contribuir para uma vida sexual mais saudável, orientando o adolescente sobre como prevenir as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

O acompanhamento na fase adulta também é essencial para manter a saúde reprodutiva e sexual masculina. No entanto, é comum os homens deixarem esse cuidado em segundo plano. Segundo uma pesquisa elaborada pelo Datafolha a pedido da Sociedade Brasileia de Urologia (SBU), 34% dos homens entrevistados afirmaram que não mantêm o acompanhamento recomendado com o urologista por se considerarem saudáveis.

Esta atitude é prejudicial para a saúde do homem por vários motivos. Um dos principais é o fato de muitas doenças serem assintomáticas, ou seja, não apresentam sintomas, fazendo com que o paciente acredite que está saudável e dando espaço para que a doença se agrave. É possível citar como exemplo a varicocele, condição que não possui sintomas e que reduz a capacidade fértil do homem.

Por isso, o recomendado é que o paciente faça check-ups anuais com o médico especialista em urologia, sobretudo os homens com idade acima dos 50 anos — quando começa a fase que também é conhecida como andropausa. Assim, o profissional pode diagnosticar possíveis patologias com antecedência, melhorando consideravelmente seu prognóstico.

Quais doenças são tratadas pelo especialista em urologia?

As consultas com o médico especializado em urologia são bastante simples. Dependendo do caso, o profissional pode solicitar a realização de exames como os de sangue e de imagem para confirmar o diagnóstico de alguma patologia. As principais doenças que podem ser tratadas pelo médico especialista em urologia são:

  • Fimose;
  • Varicocele;
  • Cálculos renais;
  • Curvatura peniana;
  • Câncer de próstata;
  • Ejaculação precoce;
  • Disfunção miccional;
  • Infertilidade masculina;
  • Infecções do Trato Urinário (ITUs);
  • Disfunção erétil (impotência sexual);
  • Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

O médico especialista em urologia é fundamental para o bem-estar e a qualidade de vida do homem. Portanto, o paciente deve se consultar anualmente com esse especialista para prevenir doenças e ter uma vida mais saudável. Caso queira saber mais sobre a saúde do aparelho urinário e reprodutivo do homem, entre em contato e agende uma consulta com o Dr. Jorge Hallak.

Fontes:

Clínica de Urologia, Andrologia e Reprodução Humana Dr. Jorge Hallak;

Sociedade Brasileira de Urologia (SBU);

Sociedade Brasileira de Urologia – Regional São Paulo (SBU-SP).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *