Fale conosco pelo WhatsApp

Tratamentos para Varicocele

Médico segura ultrassom de paciente diagnosticado com varicocele
Por:

A varicocele é uma das doenças que mais acometem os homens, com uma incidência que chega a 20%. Apesar disso, muitos pacientes só têm conhecimento e procuram tratamento para varicocele quando investigam a infertilidade conjugal.

Segundo um estudo publicado na American Society for Reproductive Medicine (ASRM), de 259 pacientes identificados com infertilidade primária, 50% deles foram diagnosticados com varicocele. Já entre os homens diagnosticados com infertilidade secundária, 69% foram identificados com varicocele. Os dados mostram que a demora na procura por tratamentos para varicocele pode afetar até mesmo os homens que já tiveram uma gravidez bem-sucedida com suas parceiras.

Resumidamente, a varicocele é uma dilatação das veias testiculares que fazem a drenagem venosa na região escrotal, resultando no espessamento de sua parede muscular e na retenção do sangue venoso no escroto.

Quais são os tratamentos para varizes na bolsa testicular?

Antes de definir a abordagem terapêutica mais adequada, o médico fará um exame físico para diagnosticar a varicocele e definir em qual dos seguintes graus a condição se enquadra:

  • Subclínica: detectada por exames de imagem;
  • Grau 1: quando a dilatação das veias testiculares é palpável somente com a manobra de valsava;
  • Grau 2: quando o quadro é identificável sem a técnica citada acima;
  • Grau 3: quando as veias podem ser diagnosticadas visualmente e palpadas com facilidade.

Os tratamentos para varicocele são sempre cirúrgicos, porém, os quadros mais indicados para essa abordagem são os pacientes com varicocele de grau 2 ou 3 com comprometimento na fertilidade. São eles:

Correção microcirúrgica da varicocele (varicocelectomia)

Trata-se de uma das cirurgias mais comuns para o tratamento das varizes na bolsa testicular. O procedimento possibilita a recuperação da fertilidade masculina em cerca de 60% dos casos, preservando a saúde testicular — uma vez que a varicocele é uma doença progressiva.

Segundo um estudo publicado no Journal of Urology em maio de 2001, 20% dos homens que buscaram tratamentos reprodutivos após se submeterem a uma varicocelectomia conseguiram engravidar a parceira.

Embolização percutânea

Este tratamento é feito com um cateter inserido na virilha ou no braço do paciente. Na sequência, é realizado o bloqueio do fluxo de sangue nas veias que apresentam varicocele por meio da administração de um agente líquido.

Os tratamentos para varicocele são minimamente invasivos e possuem um pós-operatório rápido, facilitando o retorno breve às atividades rotineiras.

Tratamentos para varicocele: quando procurar um especialista?

O fato de ser uma condição em sua maioria assintomática dificulta a identificação por parte do indivíduo.

No entanto, com o acompanhamento regular feito com um andrologista é possível diagnosticar as varizes na bolsa testicular com antecedência. Isso faz com que a definição dos tratamentos para varicocele seja mais assertiva, evitando o agravamento do caso.

Os tratamentos para varicocele devem ser realizados por um profissional qualificado e de confiança para que o resultado seja mais satisfatório. Caso queira saber mais sobre os tratamentos para varizes na bolsa testicular, entre em contato e agende uma consulta.

Fontes:

Clínica de Urologia, Andrologia e Reprodução Humana do Dr. Jorge Hallak;

American Society for Reproductive Medicine;

The Journal of Urology by American Urological Association.