Hipogonadismo

hipogonadismo masculino é uma síndrome caracterizada pela deficiência na produção de hormônios masculinos – em especial a testosterona e na produção de espermatozoides.

A testosterona é o combustível para a saúde masculina e é produzida pelos testículos e fundamental para a produção normal de espermatozoides. A queda dos níveis sanguíneos de testosterona afeta negativamente a qualidade de vida, a saúde sexual e reprodutiva do homem. O hipogonadismo masculino pode ter diferentes causas e, por isso, classificado em diferentes tipos:

  • Hipogonadismo hipergonadotrófico (primário): deficiência na produção de testosterona devido a disfunção do testículo. Disfunções essas que podem ser congênitas ou adquiridas.
  • Hipogonadismo hipogonadotrófico (secundário): deficiência na produção de hormônios hipofisários, FSH e LH, responsáveis por estimular o testículo a produzir testosterona. As disfunções hipofisárias também podem ser congênitas ou adquiridas.
  • Hipogonadismo de início tardio ou funcional: quando a queda nos níveis de testosterona está relacionada com a idade associada á alterações metabólicas, especialmente obesidade, pré diabetes e diabetes.
  • Hipogonadismo devido à insensibilidade dos receptores androgênicos: é uma forma rara caracterizada por uma disfunção dos receptores celulares de testosterona, comprometendo as funções normais dos órgãos que dependem da ação da testosterona.
Crédito: Shutterstock

Ao procurar um médico especialista para tratar a varicocele é de extrema importância optar por um profissional com expertise na área, com reconhecimento de instituições renomadas no setor. O Dr. Jorge Hallak, por exemplo, é pioneiro na saúde do homem no Brasil e membro das principais associações nacionais e internacionais, tais como a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), American Society of AndrologyInternational Society of Andrology, entre outras.

Diante dos efeitos da varicocele na saúde reprodutiva do homem, é essencial que o homem vá ao andrologista anualmente cuidar de sua saúde reprodutiva. Caso tenha restado alguma dúvida, entre em contato e agende uma consulta.

VENHA FAZER UMA AVALIAÇÃO

Informe seus dados que retornaremos o contato para o agendamento.

Enviar pelo WhatsApp