Varicocele

varicocele caracteriza-se pela dilatação das veias testiculares responsáveis por drenar o sangue na região do escroto. Isso acontece devido ao refluxo sanguíneo desencadeado por conta de falha nas válvulas venosas.

Crédito: Shutterstock

Estima-se que a varicocele acomete entre 15% a 20% da população masculina. Por ser uma condição majoritariamente assintomática, é comum os pacientes receberem o diagnóstico das varizes escrotais — como a doença também é conhecida — somente após investigação das causas de infertilidade. Considerando que os danos causados pela varicocele são progressivos e acumulativos, é fundamental que o paciente mantenha um acompanhamento regular junto a um andrologista de confiança para fazer o diagnóstico com antecedência. Assim, é possível obter um tratamento mais assertivo e eficaz e evitar problemas no potencial fértil no futuro.

Ao procurar um médico especialista para tratar a varicocele é de extrema importância optar por um profissional com expertise na área, com reconhecimento de instituições renomadas no setor. O Dr. Jorge Hallak, por exemplo, é pioneiro na saúde do homem no Brasil e membro das principais associações nacionais e internacionais, tais como a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), American Society of AndrologyInternational Society of Andrology, entre outras.

Diante dos efeitos da varicocele na saúde reprodutiva do homem, é essencial que o homem vá ao andrologista anualmente cuidar de sua saúde reprodutiva. Caso tenha restado alguma dúvida, entre em contato e agende uma consulta.

VENHA FAZER UMA AVALIAÇÃO

Informe seus dados que retornaremos o contato para o agendamento.

Enviar pelo WhatsApp