top of page

Doença de Peyronie - O que é?




A doença de Peyronie é uma condição que afeta o corpo do pênis, resultando na formação de áreas endurecidas ou placas, que causam curvatura durante a ereção. Também é comum a presença de deformidades e encurtamento peniano, perceptíveis especialmente durante a ereção. Alguns homens podem apresentar piora na qualidade da ereção após o início da curvatura peniana. Essa curvatura pode dificultar ou até impossibilitar as relações sexuais em alguns casos, além de gerar dor e desconforto para o paciente e para o(a) parceiro(a). A doença de Peyronie é mais comum em homens com mais de 40 anos, embora possa ocorrer em faixas etárias mais jovens ou mais velhas. A incidência é variável, podendo afetar até 1 em cada 5 homens, com formação de placa e curvatura peniana durante a ereção.



A causa exata ainda é desconhecida, mas acredita-se que esteja relacionada a pequenos traumas durante as relações sexuais, que, ao longo do tempo, provocam cicatrização e, consequentemente, curvatura. A doença apresenta duas fases principais: a fase aguda e a fase crônica. Na fase aguda, que pode durar entre 6 e 18 meses, o processo inflamatório está ativo, e o homem pode sentir dor ao ter ereções. Nessa fase, a curvatura pode permanecer estável, piorar ou até melhorar em alguns casos (estimado entre 10-15% dos homens). Por esse motivo, existem poucas opções de tratamento nesta fase. Medicamentos orais geralmente proporcionam pouca melhora, mas há alguma evidência de que o uso de mecanismos de tração peniana pode ser benéfico.


Com o tempo, a doença de Peyronie entra na fase crônica, na qual a dor geralmente desaparece e a curvatura se estabiliza, mas o endurecimento dos tecidos, curvatura, deformidades e encurtamento podem se tornar permanentes. O diagnóstico da doença de Peyronie é geralmente feito por meio de exame físico e histórico clínico. Em alguns casos, o ultrassom peniano com farmacoindução pode ser necessário para avaliar o grau de curvatura ou deformidade, bem como para analisar a qualidade da ereção.


Os tratamentos para a Peyronie variam de acordo com o estágio da doença e a gravidade dos sintomas, podendo incluir terapias medicamentosas, injeções locais (não disponíveis no Brasil) e, em casos graves, tratamento cirúrgico. Detalharemos as opções disponíveis em nosso próximo texto.

Portanto, é essencial que o homem busque uma avaliação especializada ao apresentar curvatura peniana, especialmente se houver restrições nas atividades sexuais. Caso esteja enfrentando este quadro, agende uma consulta com um de nossos especialistas.


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Cistoscopia

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
55 11 91750-0686
bottom of page