Estenose de Meato Uretral
- administracao86
- 18 de out. de 2024
- 1 min de leitura

A estenose (estreitamento) de meato uretral é uma condição na qual ocorre um estreitamento da abertura externa da uretra (meato), dificultando a passagem da urina. Este estreitamento pode ter algumas causas e gerar intensos sintomas nos homens.
As causas principais para esta condição incluem traumas na região do pênis, uso prévio de sondas urinárias, infecções penianas (incluindo algumas doenças sexualmente transmissÃveis), doenças de pele que acometem a glande, como a balanite xerótica obliterante, e, mais raramente, cirurgias no pênis.
Os sintomas principais da estenose do meato são a dificuldade para urinar, com presença de jato fraco ou esforço urinário, dor ao urinar, infecções urinárias recorrentes e sangue ao final da micção.
O diagnóstico é clÃnico, sendo suficiente um exame fÃsico bem feito para que a estenose seja identificada. Porém, é importante uma avaliação global adequada, visto que, em alguns casos, pode haver estenose também na uretra, uma situação mais grave que necessita de exames complementares, como ultrassom ou exames com contraste, como a uretrocistografia retrógrada.
O tratamento varia com o grau da estenose, se há ou não acometimento da uretra ou alguma doença de pele associada. As principais modalidades de tratamento são a dilatação do meato, porém os efeitos são passageiros, demandando diversos procedimentos ao longo da vida. O tratamento duradouro desta condição demanda cirurgia (meatoplastia), procedimento que alarga o orifÃcio e tem bons resultados a longo prazo.
Portanto, caso você suspeite que seu meato uretral é estreito, agende uma consulta para que seja feita uma avaliação e diagnóstico precisos, com tratamento personalizado.