A ocorrência de infecção urinária geralmente é maior nas mulheres que nos homens. Isso ocorre pois a uretra (canal da urina) é bem menor na mulher, favorecendo a migração das bactérias do ambiente externo para a bexiga. Porém, homens também podem apresentar infecção urinária, e quando isso ocorre deve ser avaliado por um urologista para identificar se existe algum fator de risco.
A infecção urinária ocorre quando há presença de bactérias na urina, causando inflamação na bexiga e vias urinárias, e gerando sintomas. Os mais comuns são a dor ou ardência ao urinar, piora do padrão urinário e aumento das idas ao banheiro. Em casos mais graves, é possível haver também febre e piora do estado geral.
Inicialmente, é importante a realização de exames de urina com cultura, de forma a identificar as bactérias causadoras, com prescrição de antibióticos e medicações para combater os sintomas e tratar a infecção.
Passado este momento, a avaliação com um urologista é fundamental, visto que as infecções urinárias nos homens muitas vezes estão ligadas ao aumento da próstata ou alguma restrição no esvaziamento da bexiga, por vezes com presença de resíduo pós miccional elevado, favorecendo o crescimento bacteriano. Outras situações que também podem estar relacionadas às infecções urinárias são a presença de cálculos renais, bem como doenças da bexiga, como divertículos ou até mesmo o câncer de bexiga.
Para chegar ao diagnóstico correto, é importante que sejam realizados exames de urina (para confirmar que a infecção foi adequadamente tratada), e exames de ultrassom da próstata e vias urinárias, com especial atenção do esvaziamento da bexiga. Outro valioso exame é a urofluxometria, exame em que é avaliado o jato urinário. Em casos de dúvida, especialmente caso exista alguma nodulação ou pólipo na bexiga, pode ser importante a realização de cistoscopia em centro cirúrgico, exame em que se olha o interior da bexiga, com tratamento nas situações necessárias.
Portanto, é importante que todo homem que apresente algum episódio de infecção urinária busque um urologista para avaliação adequada e tratamento personalizado.
Comments