Reprodução humana

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que 15% da população mundial possui problemas para engravidar naturalmente, porcentagem que corresponde a aproximadamente 80 milhões de pessoas. A infertilidade conjugal caracteriza-se pela ausência de gestação após 12 meses de relações sexuais sem uso de métodos contraceptivos, e suas causas podem estar atreladas a fatores de infertilidade femininos e/ou masculinos. É comum que casais recorram à reprodução humana como forma de correção da infertilidade.

Entretanto, o correto é que esse casal identifique e trate as causas da infertilidade e procure pela reprodução humana apenas quando se esgotam todas as chances de concepção de forma natural. No caso da infertilidade masculina, a andrologia é capaz de identificar as causas e propor tratamento de restauro dela.

 

Quando procurar um andrologista especialista em reprodução humana?

Após o período de um ano tentando engravidar, o casal deve procurar auxílio de um especialista em reprodução humana, responsável por conduzir uma investigação minuciosa para determinar os aspectos que estão prejudicando a fertilidade. Esta avaliação deve envolver, além de um médico ginecologista, um médico andrologista — que cuida especificamente da saúde do homem —, de modo que seja possível fazer um levantamento completo dos problemas femininos e masculinos.

Segundo o artigo “A unique view on male infertility around the globe”, a infertilidade afeta cerca de 15% dos casais em todo o mundo, totalizando 48,5 milhões. Considera-se que os homens são os únicos responsáveis por 20 a 30% dos casos de infertilidade e contribuem para 50% dos casos em geral.

Desta forma, entender que as causas masculinas têm tanto impacto na fertilidade quanto as femininas. Sendo, assim nesta etapa de investigação, o andrologista especialista em reprodução humana realizará exames físicos e solicitará exames laboratoriais. São eles:

  • Avaliação do peso e altura;
  • Verificação da localização, volume e consistência dos testículos;
  • Análise da integridade dos epidídimos e vasos deferentes;
  • Identificação de possíveis infecções ou doenças como a varicocele;
  • Níveis hormonais;
  • Análises seminais.

The diagnosis of male infertility: an analysis of the evidence to support the development of global WHO guidance-challenges and future research opportunities.\

 

Os resultados obtidos permitirão que o especialista aponte as melhores estratégias para o restabelecimento da fertilidade natural, sempre que isso for possível.

VENHA FAZER UMA AVALIAÇÃO

Informe seus dados que retornaremos o contato para o agendamento.

Enviar pelo WhatsApp