Urologia

urologia é uma especialidade da medicina responsável pelo estudo dos órgãos e estruturas que compõem o trato urinário de homens e mulheres, além de cuidar do sistema reprodutor masculino.

A área também se dedica ao desenvolvimento e execução de procedimentos e técnicas que permitem o diagnóstico e tratamento de doenças que acometem esses dois sistemas.

O médico urologista, portanto, cuida de diversas enfermidades e alterações que afetam pessoas de ambos os sexos e de diferentes idades — seja acompanhando pacientes internados, realizando cirurgias específicas ou atendendo em consultório. No que diz respeito especificamente ao cuidado com a saúde do homem, a urologia tem um papel essencial na execução de exames preventivos para a detecção precoce de doenças.

 

A importância da urologia na saúde masculina

A crença popular de que o urologista é um profissional que cuida apenas da saúde masculina, embora equivocada, é justificada pelas características anatômicas dos órgãos masculinos: nos homens o sistema urinário está integrado com o sistema reprodutor. Por conta disso, a atuação da urologia também inclui o cuidado com os órgãos reprodutores masculinos.

Embora o médico urologista possa atuar em todos os segmentos que envolvem a área, existe uma subespecialidade da urologia que se dedica especificamente a cuidar do sistema reprodutor masculino: a andrologia. A andrologia trata da saúde do homem de forma interdisciplinar, da adolescência até a senescência. Veja mais sobre o médico andrologista.

Seja por conta de falta de informação ou preconceito, ainda são poucos os homens que se consultam regularmente com estes profissionais. De acordo com levantamento da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), pelo menos metade dos homens brasileiros nunca se consultaram com um urologista.

 

Cuidados e tratamentos propostos pela urologia

Quando é indicado procurar um urologista?

É recomendado que os homens iniciem o acompanhamento com o urologista a partir dos 13 anos. Desse modo, o especialista consegue acompanhar o desenvolvimento dos órgãos genitais, bem como orientar o adolescente sobre prevenção de ISTs. Na fase adulta, o homem deve continuar o acompanhamento para que o médico continue cuidado de sua saúde sexual e reprodutiva, a fim de tratar possíveis problemas que possam interferir na fertilidade ou vida sexual. O ideal é que as visitas de check-up sejam anuais.

As consultas são bastante simples, e podem incluir a solicitação de exames de sangue, de imagem e exames que avaliam a qualidade do sêmen. O intuito é sempre prevenir problemas de saúde e garantir o bem-estar dos pacientes ao longo de sua vida.

Para entender melhor a importância da urologia e suas formas de atuação, agende uma consulta com um especialista.

VENHA FAZER UMA AVALIAÇÃO

Informe seus dados que retornaremos o contato para o agendamento.

Enviar pelo WhatsApp